quinta-feira, 25 de junho de 2009

Jornalista (...) e péssimo cozinheiro

Sou jornalista há quatro anos. Cozinheiro nunca fui e para ser franco, sou péssimo na cozinha. Embora tenha profundo respeito e admiração pela arte (ou ciência, virou uma confusão) de cozinhar, não tenho essa habilidade. E com grande infelicidade, devo admitir.

Como nunca desejei ser outra coisa na vida, não considero a possibilidade de mudar de profissão. Dos restaurantes então, devo correr quilômetros, afinal, sou tão bom para cozinhar quanto para julgar processos e recursos no STF (Supremo Tribunal Federal). Uma negação! Por isso não me atrevo a dar declarações sobre os méritos e deméritos do trabalho alheio.

Se por depreciação da minha profissão, acabar obrigado a trabalhar num restaurante, sem problemas. Se maus jornalistas não provocam estrago nenhum na socidade, que estragos provocam os cozinheiros, além de uma salmonelazinha no prato com ingredientes mal conservados?

Vou descobrir na prática se o meritíssimo Gilmar Mendes tem razão. Se a experiência der certo, também vou me credenciar a uma toga de ministro? Que mal podem provocar na socidade? Ai meu Deus, os precursores de todas as ciências humanas devem estar se contorcendo nas catacumbas!!!

E querem saber, meus nobres (e pobres) jornalistas e não jornalistas. Não aguento mais essa chuva no molhado. Vamos fazer piada!!! Chega de estresse, a cada trocentos blogs onde passo, trocentos e um estão batendo no STF ou dizendo bobagens. É tragicômico ver algumas discussões, principalmente nos comentários.


Olha esse:

Nome: elio
Cidade: santa maria
Estado:
Data: 19/06/2009 13:52


Até hoje, nunca vi ser exigido comprovação profissional para os eletrecistas, encanadores e pedreiros...etc. Então, falar em um microfone não é previlégio só para jornalistas. É só ver os comentaristas esportivos da Globo, Band , Record, Alguns são ex-jogadores sem curso nenhum.


O Juliano foi educado

Nome: Juliano Pires
Cidade: Santa Maria
Estado:
Data: 19/06/2009 23:54

Olha Elio, me desculpe te dizer isso da forma que vou te dizer, mas o que acabei de ler é de uma ignorância sem tamanho. O que os comentáristas fazem é comentar sem nenhum cunho informacional e preocupação jornalistica. Agora te pergunto, seria viável colocar um desses teus exemplos, e usando da forma como eles conhecem a técnica e se expressam, para apresentar o jornal nacional ou mesmo escrever para o jornal que tu lê diariamente? Pense bem antes de responder...


O Felipe perdeu a paciência

Nome: felipe
Cidade:
Estado:
Data: 20/06/2009 13:34

Elio, seu burro ai já se ve que você não é jornalista, qualquer idiota como você pode ser comentarista mas nunca jornalista. Diplomapara jornalista deve ser obrigatorio!!!!!!!!!!


Enfim meus caros. É pano para manga. Se o fim do diploma for representar liberdade de expressão, preparem os ouvidos. Qualquer pessoa pode se autocredenciar ao jornalismo (inclusive se auto-credenciar com hífem, se dejesar). A Torre de Babel está pronta.

Para deixar uma perspectiva mais otimista, o blog informa:

PEC para exigência de diploma a jornalistas tem 40 assinaturas
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,pec-para-exigencia-de-diploma-a-jornalistas-tem-40-assinaturas,392456,0.htm


Para mostrar que confusão é grande, o blog informa:

O Congresso não pode reverter a decisão do STF, diz Mendes
http://oglobo.globo.com/pais/moreno/posts/2009/06/24/o-congresso-nao-pode-reverter-dicisao-do-stf-diz-mendes-198557.asp
_____________________________

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkk... salmonelazinha é boa
    Eu também sou uma droga na cozinha, por isso
    sou afavor da volta do diploma para jornalista e obrigatoriedade para os cozinheiros.
    Esse ministro é uma besta, qualquer profissional
    pode provocar estragos na sociedade

    Silvana Costa

    ResponderExcluir