terça-feira, 21 de abril de 2009

O talento de Boyle

Se foi um golpe midiático, funcionou.



A dona de casa Susan Boyle, 47 anos, moradora de um distante povoado escocês, encantou o mundo com uma surpreendente apresentação no Britain's Got Talent. Ainda é cedo para arriscar, mas acho que Boyle renderá altas cifras para a indústria fonográfica, e por muito tempo

A lição de humildade fez muita gente se emocionar. Eu não, logicamente, só estou nesta madrugada escrevendo porque sou um frio observador da mídia.... rsrsrsrsrs.. tá bom...
Mas enfim, mas vamos a algumas observações.

Além de cantar muito, a "desengonçada mulher de meia idade", como foi chamada mundo afora, derrubou o queixo da platéia e dos jurados com sua versão de "I Dreamed a Dream", do musical Os Miseráveis. Em menos de uma semana a internet transformou a escocesa em celebridade.

Sinceramente, acredito que ela foi descoberta em outro palco e as chacotas, seguidas de surpresa dos jurados, foram obra da produção do programa. Mesmo assim, é muito bom ver como a música tem a indiscutível capacidade de encantar...

O sucesso não seria o mesmo, não fosse a situação. No mundo inteiro a curiosidade foi alimentada pela aparente contradição entre a imagem "ridícula" no palco e a poderosa voz. Esse já é um ponto que merece ser discutido. O que há de errado com a aparência de Susan?

Ela se apresentou como uma pessoa comum, de pouca ou nenhuma vaidade. Não deveria ser discriminada, já que o programa não é feito para estrelas, mas sim para a descoberta de talentos entre pessoas comuns. Quem está fora de moda não merece uma audição decente???

Posso estar blasfemando, mas acho que se a Madonna tivesse crescido num povoado no meio do nada, reprimida sexualmente, trabalhando como um animal de carga e sem grana e acesso às metrópoles talvez tivesse com a mesma aparência. Poderia até dizer que nunca foi beijada.

Como todo jornalista (cético) acho que quando colocaram a 'tiazinha' no palco já sabiam o que ela ia fazer. O desdém foi idéia de algum produtor (inteligente), para chamar atenção ao programa. De qualquer forma, a descoberta de Boyle nunca será uma fraude.

Sucesso para quem tem talento!!!

No youtube foram milhões de acessos. Quem ainda não viu (poucos internautas, acredito) vale a pena dar uma espiada no vídeo.
____________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário