domingo, 29 de março de 2009

Sucesso e trabalho

Foto: Divulgação
Charles Chaplin, em Tempos Modernos


Sucesso tem uma relação direta com o trabalho. Quando terminei a personalização do blog (ufa!) pensei nisso na hora. Deu um trabalhalhão para deixar ele asssim. Acho que ficou bom, melhor, ficou bom mesmo. Algumas horas na frente do PC e tive sucesso na jornada.

Mas em essência, acho que sucesso tem mais a ver com descoberta. Na maioria das vezes, descobrir exige esforço. Aprender a usar uma nova ferramenta, nos concentrar em algo que toma tempo, enquanto os resultados parecem distantes.

Sem maniqueísmos.... o saber não é um exercício para a massa. A massa tem pressa, corre, trabalha, transpira, grita, quer sucesso, mas não sabe parar para descobrir. Por isso fazer jornalismo é tão desafiador (enfim, vamos falar do assunto que mais importa no blog).

Jornal não é salsicha, não sai da máquina direito para a embalagem. Sua existência começa na idéia, no start ou no fato consumado. Muito antes de ir para a rotativa o impresso cumpre seu papel de provocar. Desde a concepção causa curiosidade, revolta, indigação ou prazer.

O sucesso começa mesmo na descoberta, passa pelo trabalho e só existirá se pararmos para pensar nos resultados. Nada contra quem fabrica salcichas ou qualuer tipo de embutido, mas fazer jornal é muito mais que trabalhar, é descobrir a melhor forma de embalar e vender idéias.
__

Nenhum comentário:

Postar um comentário