sábado, 28 de março de 2009

O Sentinela

Cipriano José Barata de Almeida. Eu nem me lembrava o nome completo, mas nunca esqueci do cara que "editava" jornal na prisão. Logicamente não ficava atrás de uma mesa gritando com repórteres, nem no setor comercial, vendo que matéria pode ou não ser publicada. A figura libertária e fanfletária do jornalista que desafiou o império remete a história perdida na história.

Na faculdade, a redação laboratório que, até eu me formar nunca saiu do papel, foi batizada com o nome do grande provocador. Era uma sala com alguns computadores, armário e uma cara de "serve para quê?". Logo recebeu o apelido de "Baratão", mas nunca fez jus ao apelido.

Enfim, já que a falta de aplicação nos estudos não me permite reportar com fidelidade a biografia do mestre jornalista, vamos recorrer a outros expedientes. "Cipriano Barata nasceu em uma família abastada e formou-se em medicina na Universidade de Coimbra. Porém foi como um dos mais atuantes jornalistas políticos do Primeiro reinado que marcou a história brasileira.

Se, como diz MIllôr Fernades, 'jornalismo é oposição', com certeza Cipriano Barata deveria ser o patrono do jornalismo brasileiro. Homem de idéias liberais e republicanas, influenciado pela Revolução Francesa, irrequieto e combativo, Cipriano Barata movimentou a opinião pública, propagou o liberalismo e combateu a escravidão.

Considerado traidor pelos defensores do trono, participou da Inconfidência Baiana de 1798, quando foi preso. Exerceu importante cargo na Revolução Pernambucana de 1817.Para assegurar condições mais humanas aos presos políticos, fundou comitês de solidariedade.

Fez parte das sociedades secretas que lutavam pela independência e pelo constitucionalismo e presidiu reuniões de conspiradores favoráveis ao sistema monárquico-representativo.Barata começou sua atividade jornalística na "Gazeta Pernambucana".

Em abril de 1823, fundou seu próprio veículo de comunicação: a "Sentinela da Liberdade na Guarita de Pernambuco", em que o jornalista hostilizava o governo imperial de dom Pedro 1º. e posicionava-se a favor das idéias republicanas e da autonomia das províncias.

As críticas de Cipriano Barata levaram-no à prisão diversas vezes. No cárcere ou em liberdade, mantinha-se oposicionista e antilusitano. Sua luta criou as condições para a Confederação do Equador. Eleito como representante baiano para a Assembléia Constituinte, não tomou posse porque as tropas de dom Pedro cercavam a Assembléia, intimidando os deputados.

A Constituinte acabou fechada pelo imperador que outorgou uma Constituição ao país em 1824.Antes disso, porém, Cipriano foi detido na fortaleza de Brum, em Pernambuco, em 17 de novembro de 1823.

Mesmo preso, continuou se opondo ao governo com outro jornal, a que deu o nome de: "Sentinela da Liberdade na Guarita de Pernambuco, atacada e presa na fortaleza de Brum por ordem da força armada reunida".Transferido para o Rio de Janeiro, acabaria passando por inúmeras prisões, permanecendo detido até 1830.

Mas continuava a escrever, nomeando seus jornais como "Sentinela da Liberdade" e variando o final do título de acordo com a prisão onde se encontrava.Abandonou as atividades políticas em 1836 e retirou-se para Natal, onde morreu dois anos depois.

Fonte: UOL Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário